domingo, 19 de setembro de 2010

TFG- Conceito: Op Art


Op-art é uma expressão que vem do inglês “optical art”, significar arte óptica. Usa como lema para arte menos expressão e mais visualização. A intenção da op-art é retratar um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. Ganhou força na metade da década de 1950, mais a op-art passou por um processo de desenvolvimento relativamente lento.
Em comparação com a Pop-art  que possui um apelo mais emocional, a op-art se matem mais próximo das ciências do que das humanidades, parece excessivamente cerebral e sistemática.
A op-art possui obras num geral abstratas, e as obras mais conhecidas são apenas em preto e branco, o que chama atenção na op-art são as sensações passadas pra quem observa as obras, elas dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou em algumas vezes parecem inchar ou deformar-se.
As cores apareceram na op-art com a finalidade de passar ilusões ópticas ao observador, os artistas usam tons vibrantes e círculos concêntricos, para criar a ideia de movimento e interação entre os objetos e os fundos.
A seleção de cores a serem utilizadas nas obras são geralmente feitas pelo grande contraste que causam e dos diferentes níveis de iluminação, explorando a criação de formas virtuais e efeitos ópticos.
O op-art quase caiu no esquecimento, depois que teve seu momento de significativo destaque nos anos 60, o principal motivo para esse esquecimento foi o fato da op-art não despertar sentimentos nas pessoas, se mantendo próximo a ciência e mais distante do homem em si.
O op-art voltou a ser popular depois da exposição chamada The Responsive Eye (O Olho que Responde), onde só foram expostas obras compostas pela op-art, onde muitos artistas que hoje são considerados importantes no estilo expuseram suas obras.
Uma das artistas mais conhecidas do estilo é a Bridget Riley, que se inspirava em vassaly para pintar uma serie de obras com linhas preto e branco, no entanto os seus quadros passam frequentemente a impressão de movimento ou cor, em vez de dar a impressão de um objeto do mundo real.
Mais tarde os artistas desse estilo passaram a utilizar cores em sua obras, embora os trabalhos mais conhecidos seja os em preto e branco.
Contrastes violentos de cor são por vezes usados para produzir ilusões de movimento similares às obtidas a preto e branco.

Os artistas mais conhecidos desse estilo são são Alexander Calder, Youri Messen-Jaschin e Victor Vassarely
Para chegar à escolha do conceito de op art para o projeto, foram levados em conta alguns fatores, como o fato de as obras de artes feitas nesse estilo se assemelharem as pinturas feitas através do stecil. Algumas obras causam uma ilusão de ótica de que a imagem esta inchando, se expandindo, parecendo ser maior do que ela realmente é, e essa é uma das ideias para o quarto, dar a impressão de que o ambiente é maior do que ele é.
Um dos fatores foi também o fato de que as obras do op art nem sempre são aquilo que parecem, tem a intenção de causar uma ilusão de ótica, que muitas vezes passa a impressão de movimento, distorção, expansão entre outros, a cliente Karine possui algumas semelhanças com o op art, já que pra quem a vê, ela muitas vezes não aparenta ser aquilo que realmente é, esta sempre em movimento, mudando, procurando evoluir.
Para compor o painel semântico do conceito foi dado destaque para uma obra em preto e branco tradicional do op art, e utilizado obras em colorido dos principais artistas do estilo.

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